sexta-feira, 17 de outubro de 2014

POSTAGEM 22: NAMOR, THE SUB-MARINER (MARVEL COMICS 1)

Não tenho como intenção encher este blog com as figuras mais conhecidas dos quadrinhos, pois acho que um dos principais objetivos é apresentar a quem não conhece aqueles personagens que ficaram esquecidos na longínqua Era de Ouro.
Mas é importante também mostrar os primeiros passos de alguns personagens hoje consagrados, para que tenhamos um panorama de suas ideias originais e de como algumas se transformaram por completo, culminando com o que vemos hoje.
Por isso, decidi não deixar passar a primeira história de Namor, também presente na revista Marvel Comics 1, da Editora Timely, que viria a se tornar a Marvel.
Temos uma completa descrição de Namor no blog do meu amigo e xará Marcelo, que pode ser acessada por este link. Lá, comentamos um pouco sobre esta questão polêmica de Namor ter sido considerado durante um tempo como sendo o primeiro mutante da Marvel.
Nesta primeira história, escrita e desenhada por Bill Everett, em 1939, que durante muitas décadas seria o autor das histórias do príncipe submarino, vemos um clima semelhante ao do já clássico "Nas Profundezas", escrito por Peter Milligan. Aquela tensão pelo ser desconhecido das profundezas que pode atacar a qualquer minuto está presente, e com certeza foi fonte de inspiração para Milligan em sua obra.
Decidi também não traduzir a palavra sub-mariner para qualquer outra versão em português, por uma simples questão de espaço nos balões de diálogo. As palavras Homem Submarino ou Príncipe Submarino atrapalhariam o desenrolar perfeito do texto.
Lembrando que temos histórias muito legais do Namor na Era de Ouro. Recomendo, a todos que tiverem acesso, que leiam.
Boa leitura a todos!
















Um comentário:

  1. Olá amigo Marcelo!

    Hoje que tive tempo de vir aqui no seu Blog com a calma e tranquilidade que ele merece. Excelente matéria e publicação. Agradeço também a referência ao meu Blog. Valeu!

    Namor é para mim um grande personagem, e que precisa ser novamente resgatado na direção de suas origens. Ou seja, a perspectiva de um ser das profundezas que causa temor e estranheza aos seres humanos. Um expediente muito bem utilizado na HQ a qual você faz menção: "As Profundezas".

    Ter contato com esse material aqui postado é sem dúvida uma grande dádiva.

    Valeu mesmo amigo!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir