domingo, 15 de março de 2015

POSTAGEM 39: GREEN LAMA (PRIZE COMICS 10)


Mais um personagem icônico da Era de Ouro, o Green Lama teve seu início nas revistas pulp norte americanas, mais especificamente em Abril de 1940, sendo depois levado aos quadrinhos. A história que leremos a seguir é de Maio de 1941, ou seja, quando o personagem estava no ápice.
Destaca-se dos demais personagens por ser um budista praticante, o que era incomum na época.
Sua origem é muito semelhante à do Dr. Estranho. Tirando a questão do acidente, Jethro Dumont era um aventureiro playboy endinheirado que percebeu a futilidade de sua vida e encontrou um sentido no Tibet, após conhecer o budismo e suas artes místicas. Hoje, sabemos que budismo e artes místicas são duas coisas completamente diferentes, mas estamos nos referindo à Era de Ouro, onde tudo era plausível para uma boa história.
Depois de alguns anos, foi dada uma conotação ecológica ao personagem, mas nas primeiras histórias isso nunca foi considerado.
Vale a pena conferir!








2 comentários:

  1. Olá Marcelo!!

    Muito interessante o personagem. Mais interessante a perspectiva histórica e conjuntural que você traz. Ou seja, a forma como o ocidente desconhecia o Oriente e o imaginário coletivo muitas vezes pensava coisas muito estranhas sobre o outro lado do mundo... rs rs rs

    Fico imaginando como um personagem desses se sairia hoje. Acredito que teria que retornar com um roupagem ao estilo Monstro do Pântano de Alan Moore. Um personagem que parecia que nada tinha a ver com a modernidade e Moore consegue traze-lo de forma tão interessante.

    Com Green Lama poderia ser feito algo assim.

    Grande abraço, amigo!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos já tentaram "reativar" o Green Lama do limbo, Marcelo. Já foi utilizada inclusive uma abordagem ecológica, como salientado anteriormente. Acho que a melhor "reativação" que vi foi a do Projeto Superpowers da Dynamite. Recomendo a todos essa leitura. Um abraço!

      Excluir