sábado, 24 de outubro de 2015

POSTAGEM 68: BESOURO VERDE (GREEN HORNET COMICS 7)

O Besouro Verde é, sem dúvida, um fenômeno da cultura pop, obtendo sucesso ao longo de décadas em todos os meios de comunicação: rádio, televisão, quadrinhos, cinema etc.

Britt Reid, editor de jornal, combate o crime disfarçado como o Besouro Verde, auxiliado pelo não menos famoso Kato, seu motorista versado em artes marciais.
Estranhamente, o personagem foi traduzido como Besouro Verde, e não como Vespa ou Vespão Verde, que seria a tradução mais fiel para o original “Green Hornet”.
Sua estreia ocorreu no rádio, no longínquo ano de 1936, em um daqueles seriados transmitidos com efeitos de sonoplastia imensamente criativos, que deixavam o herói sempre em situações desesperadoras ao fim da transmissão, com o objetivo de manter o ouvinte ávido pelo próximo capítulo.
Sou muito fã do personagem. Acompanhei as reprises da série televisiva dos anos sessenta quando garoto e, desde então, fico sempre ligado nas novidades.
Como o filme de 2011, que apesar do final extremamente exagerado é muito legal.
Altamente recomendável a série da Dynamite, Besouro Verde – Ano Um, publicada em um encadernado recentemente por aqui. Matt Wagner escreve esplendidamente e situa muito bem a origem do personagem nos anos trinta. Merece uma leitura com certeza.
Nos quadrinhos, sua história começou em dezembro de 1940, com o personagem já consagrado pela série do rádio e uma série televisiva apresentada no início do mesmo ano. Foram publicados seis números pela Holyoke, sendo que o número 7, de junho de 1942, seria publicado pela Harvey Comics, que continuou até o número 47, em 1949.
Ficamos exatamente com uma história do número 7, de 1942. Boa leitura!
 









 

2 comentários:

  1. Olá Marcelo... Tudo bem?

    Anda sumido. Espero que tudo esteja bem com você!

    Excelente matéria e contextualização do Besouro Verde. Um herói que volta a ganhar holofotes com o trabalho da Dynamite. Confesso que o filme me decepcionou um pouco. A interpretação do Seth Rogen me pareceu exagerado e cômica demais. Assim como a caracterização do Cavaleiro Solitário no último filme da Disney deste outro herói dos anos 30.

    Gosto muito desta fase embrionária da Era de Ouro onde já se fomentava todas as características que seriam integradas para sempre em todas as Eras dos Quadrinhos.

    Mudando de assunto, apenas para te situar iniciei a mudança para o novo apartamento que estava em reforma e comecei a abrir as caixas com meus quadrinhos. Como está tudo misturado ainda não cheguei naquela em que estão as HQs que você quer. Mas assim que chegar eu te dou um toque para eu te enviar.

    Grande abraço amigo!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Ando muito ocupado com um projeto muito trabalhoso em que estou envolvido, mas minhas mãos e mente estão ávidas por continuar a postar no blog, que virou um vício. Pelo menos nesse tempo seleciono melhor o material!
      Realmente, o que matou o filme do Besouro Verde foi aquele final, mas até que gostei da trama como um todo.
      Fico no aguardo das "caixas premiadas" com as revistas que combinamos, hehehe. Um abraço, amigo!

      Excluir