domingo, 15 de junho de 2014

POSTAGEM 11: MARY MARVEL (CAPTAIN MARVEL ADVENTURES 18)

Quando foi montada a coletânea para o projeto Golden Age, muitos personagens bacanas ficaram de fora. Era líquido e certo que o Capitão Marvel deveria estar presente, mas o "Universo Capitão Marvel" é muito amplo, e sabíamos que seria impossível abordá-lo completamente.
Desta forma, optamos por também prestigiar o Capitão Marvel Júnior, em uma avantura com o Dr. Sivana, e Hoppy, the Marvel Bunny, contemplando assim também o gênero infantil e matando dois coelhos (perdão pelo trocadilho) com uma cajadada só.
A ausência de Mary Marvel foi a mais sentida, sem dúvida, mas se tivéssemos feito de outra forma, a coletânea ficaria sobrecarregada de "Marvels", tirando o espaço de outros personagens igualmente importantes, e não era esse o objetivo.
Nada mais justo do que corrigirmos esta lacuna agora, aqui no blog, com a postagem da origem e primeira aparição da super-heroína nos quadrinhos, originalmente publicada em Captain Marvel Adventures 18, em dezembro de 1942.
Para quem não sabe, Mary teve como modelo para seus desenhos a atriz Judy Garland,e foi criada por Otto Binder e Marc Swayze.
Como já dissemos no projeto Golden Age, Mary foi criada muitos anos antes da Supergirl. A curiosidade fica para o fato de que a Supergirl também foi criada por Otto Binder.
Nota de tradução: durante a história, Capitão Marvel e Capitão Marvel Jr. citam dois personagens de sucesso nas tiras de jornais americanas, Alphonse e Gaston. Trata-se de uma dupla francesa que se destacou pelas tiradas cômicas sobre o excesso de polidez nas atitudes.
 
Boa leitura!
 













 

2 comentários:

  1. Excelente Marcelo!

    Sem palavras para descrever esse tesouro aqui postado!!

    Sem dúvida nenhuma temos pouca compreensão atualmente do que foi o fenômeno "Capitão Marvel" na Era de Ouro dos Quadrinhos. Eu mesmo tenho descoberto aos poucos a importância desse personagem no contexto daquela época. Hoje muitos talvez olhem com estranheza para ele, sobretudo porque ao contrário de outros personagens como Batman, Superman, Mulher-Mararvilha dentre vários outros que foram sendo atualizados ao longo do Século XX (e por isso se mantiveram relevantes), o Capitão Marvel demorou para ser retomado e atualizado.

    Atualmente, com a investida dos Novos 52 percebo que a DC tem tentado reestrutura-lo e parece que com sucesso. Penso que o Capitão Marvel é um dos grandes ícones da Era de Ouro e sintetiza bem o espírito dos quadrinhos da época.

    Grande Abraço!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, realmente, o Capitão Marvel é um dos personagens mais icônicos de todos os tempos. Infelizmente, quando adquiriu o personagem, a DC tinha como objetivo deixá-lo na gaveta, devido à questão do plágio etc. Somente depois de muitos anos a editora reconheceu seu potencial e decidiu integrá-lo ao seu universo. Não acompanhei a versão Novos 52 do Capitão Marvel. Vamos ver se dessa vez emplaca! Um abraço!

      Excluir