sábado, 26 de julho de 2014

POSTAGEM 14: DOLL MAN (FEATURE COMICS 27)

Mais um para o projeto Combatentes da Liberdade. Sinceramente, nunca gostei das traduções para o nome de Doll Man para o português, Homem Boneco sendo o mais usado. Esse é um caso em que a tradução literal não fica legal. O Mesmo ocorreu para o Bomba Humana (Human Bomb).
Assim, optei por deixar o nome original em inglês. Não sou adepto dos anglicismos, mas há casos em que não dá para evitar. Sou partidário da utilização do nome Super-Homem, ao invés de Superman, como vem sendo usado pela Panini desde que publica a DC em nosso país.
Doll Man foi o primeiro herói a encolher de tamanho. Sua história de estreia, publicada em Feature Comics 27, de 1939, ocorreu décadas antes da primeira aparição de Elektron ou do Homem Formiga.
Mas parece que os editores da revista não colocavam muita fé no personagem. Basta notar que sequer aparece na capa, e a história tem míseras quatro páginas.
É mais um caso em que a resposta do público surpreende os editores, e o personagem vai ganhando mais espaço com as próprias forças.
Prova disso é que Doll Man ganhou sua própria revista mensal. Depois ganhou a companhia de Doll Girl, tornando-se por fim um ícone da época.
William Erwin Maxwell, que assina a história que leremos a seguir, era mais um pseudônimo de Will Eisner, cujo nome original era William Erwin Eisner.
 






Um comentário:

  1. Puxa vida hein Marcelo!!

    Outro tesouro esse material! Eu jamais associaria o nome do roteirista como sendo o próprio Will Eisner. Uma "jóia" essa história. Embora pequena, como você mesmo salientou, é, pelo que entendi, a primeira história do personagem.

    É muito interessante notar que várias ideias para personagens hoje amplamente conhecidos e que deram certo, vieram da Era de Ouro. Caso desse personagem cujo poder é encolher. Algo usado, como você citou, pelo Homem-Formiga na Marvel e pelo Elekton na DC.

    No final os grande roteiristas da Era de Prata "beberam", e muito, na Era de Ouro!

    Grande Abraço!

    Marcelo.

    ResponderExcluir