sábado, 18 de julho de 2015

POSTAGEM 56: CAPITÃO MARVEL (WHIZ COMICS 5)

Não há como falar de Whiz Comics sem abordar o Capitão Marvel. Como anteriormente postei uma história da Spy Smasher, presente em Whiz Comics 5, de junho de 1940, sinto-me na obrigação de postar a história protagonizada pelo principal personagem da revista e da Editora Fawcett.

Já postei algumas outras histórias do Capitão, mas gostaria de destacar a diferença de abordagem do personagem entre Whiz Comics 5 e Captain Marvel Adventures 18, de dezembro 1942, pouco mais de dois anos depois.
Nota-se que em 1940 o Capitão Marvel era realmente um personagem muito similar ao Superman. Tenho certeza que após a leitura da história a seguir, todos ficarão com a mesma impressão. Principalmente aqueles que estão acompanhando as primeiras histórias do Superman em “Superman Crônicas” ou que já leram as histórias antigas de alguma outra forma.
Já em 1942, o tema abordado e a caracterização do personagem já divergem um pouco do tradicional homem de aço da DC.
Seria isso um reflexo do início da ação judicial movida pela DC, ou o Capitão já mostrava identidade própria e seus criadores já buscavam voos mais altos (com o perdão do trocadilho) buscando derrubar Superman nas vendas?
Mais um enigma dos quadrinhos da Era de Ouro. Nos resta apenas aproveitar o produto desses gênios criativos.













Um comentário:

  1. Olá Marcelo...

    Enigmas perdidos que serão levados para a terra das névoas quando o último dos grande da Era de Ouro tiver nos deixado.

    Acredito que essa ação entre DC e Fawcet atrapalhou o que o Capitão Marvel poderia ter se tornado em seus anos subsequentes.

    Se fosse para apostar eu apostaria que eram o artistas levando o personagem para outras paragens dramáticas!

    Grande abraço!

    Marcelo.

    ResponderExcluir