domingo, 11 de maio de 2014

POSTAGEM 7: NELVANA (TRIUMPH ADVENTURE COMICS 1)


Nelvana of the Northern Lights (Nelvana das Luzes do Norte, em uma tradução literal), é uma personagem canadense, sendo tida como o primeiro super-herói do país, de quebra, feminino. Veremos sua origem, publicada em Triumph-Adventure Comics 1, de Agosto de 1941, o que nos leva a concluir que estreou antes da Mulher Maravilha.

Foi criada e desenhada por Adrian Dingle, que foi inspirado pela mitologia do Ártico. Transformou as lendas tribais da filha meio bruxa de Koliak, Rei das Luzes do Norte, na história de uma bela super-heroína que vivia entre os Inuits, ou esquimós, como eram chamados antes.
Nelvana representou um impacto cultural muito forte no Canadá, mexendo inclusive com a identidade nacional. Um desenho dos quadrinhos já fez parte de uma série de selos do país.
O selo canadense em homenagem a Nelvana
Nas histórias da Tropa Alfa, pela Marvel, John Byrne criou a Pássaro da Neve (Snowbird, no original), que é uma semideusa, filha de Nelvana. Uma clara homenagem.



















3 comentários:

  1. Olá Marcelo...

    Muito interessante mesmo essa postagem. O contexto que envolve a personagem é mesmo histórico pelo jeito!

    Acho muito interessante explorar as expressões da 9ª Arte em outras culturas e países e esse é um verdadeiro exemplo!

    Vou guardar para ler logo mais!

    Abcs!

    Marcelo.
    (Marcelo - Antologias)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, vou tentar colocar sempre alguma coisa da Era de Ouro de fora dos Estados Unidos. Os quadrinhos dessa época foram muito difundidos e todos merecem uma lembrança. Tem na fila muita coisa italiana, canadense, espanhola etc. Aguardemos! Um abraço!

      Excluir
    2. Excelente notícia Marcelo...

      Muitas vezes ficamos confinados ao que foi produzido nos EUA, e tenho certeza que há muita coisa boa para se conhecer. Confesso que para mim tudo é novidade, pois imagino que quase nada disso chegava ao Brasil. Logo, tenho quase certeza que é tudo material inédito! Como, aliás deve ser todas as postagens que você faz aqui.

      Grande Abraço!!

      Marcelo

      Excluir